SINDICATO DOS METALÚRGICOS
DE MONTE ALTO

História da Fundação

A luta dos metalúrgicos de Monte Alto começou oficialmente no dia 21 de julho de 1978. Nesse dia aconteceu a Assembleia da categoria, devidamente convocada por Edital, com o objetivo de apreciar a proposta de criação da entidade para representar os trabalhadores metalúrgicos da cidade.

A Assembleia foi realizada no salão de festas do Monte Alto Clube, contando com a participação dos trabalhadores da categoria, Prefeito Municipal, Presidente da Câmara de Vereadores, advogados, Delegados da Federação da Indústria Metalúrgica do Estado de São Paulo e do Sr. Vanderlei Francisco Guli, Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Jaboticabal, entre outros.

Da Assembleia resultou a criação da Associação dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Monte Alto, sendo eleito o Sr. Luiz Pires como Primeiro Presidente da Associação.

Esse foi um momento fundamental para a categoria, que a partir dessa data, passou a lutar de maneira organizada pela defesa e ampliação de seus direitos.

Em janeiro de 1982 a Associação foi reconhecida oficialmente como legítima entidade representativa dos metalúrgicos com a expedição da Carta Sindical.

No início da década de 90, o Sindicato filiou-se à CUT/SP, fortalecendo e estimulando ainda mais a luta e os ideias sindicais. Em setembro de 1998 foi inaugurada a Sede do Sindicato, proporcionando melhores condições para o Sindicato e seus associados.

São mais de 44 anos de dedicação e luta pelos interesses da categoria e defesa de seus direitos. E A LUTA CONTINUA!!!